Cartuchos de Tinta

O que é um cartucho? 

Cartucho é um periférico utilizado em impressora jato de tita ou laser para imprimir caracteres, imagens e fotos seja em preto e branco escala cinza ou coloridas tendo uma qualidade superior a da impressora matricial, ou seja, cartucho é um dispositivo de armazenamento de tinta usado em impressoras. Pode imprimir textos e imagens sendo que esses tipos de impressoras podem ser utilizados em qualquer departamento comercial ou em residências. Sua velocidade é medida em linhas por minuto (L.P.M.), ou seja, imprime uma linha a partir de uma cinta que contem todos os caracteres. Essa impressora veio para suceder a impressora matricial que imprime letra por letra, caractere por caractere.

Conhecendo um Cartucho 

Abaixo temos um cartucho de impressora a Jato de Tinta:

  • Contatos Elétricos: Responsável por enviar as cabeças de impressão os comandos e a corrente necessárias para fazê-los funcionar.
  • Cabeças de Impressão: Local onde estão alojadas as micro resistências responsáveis pelo aquecimento da tinta e posterior pulverização no papel.

É imprescindível que os contatos elétricos e as cabeças de impressão não sejam tocados com os dedos devido a Eletricidade Estática. 
Outra dica valiosa é que assim que perceba-se as falhas na impressão é a hora de recarregar o cartucho, assim evitamos que as micro resistências aqueçam sem tinta e danifiquem-se. Quem refrigera as cabeças de impressão ao aqueceren-se é a tinta e sem tinta elas aquecem até queimar ou danificam ao ponto de não aquecerem ao ponto de vaporizar a tinta.

O que é um Cartucho Remanufaturado?

         É um cartucho que passou pelo processo de reciclagem. Ele pode ser um cartucho de impressora a laser ou copiadora (cartucho de toner) ou de impressora deskjet (cartucho jato de tinta). O processo de remanufaturamento é constituído por uma série de etapas que garantem a reutilização do cartucho vazio obtendo-se a mesma qualidade e capacidade de impressão do original.

         O processo de reciclagem dos cartuchos de tinta consiste basicamente no teste de circuitos na aquisição, limpeza do cartucho, lavagem interna com produto adequado, enchimento com tinta importada, apropriada ao modelo, em quantidade igual ou até superior ao cartucho original, teste, embalagem e entrega ao usuário.


Porque os cartuchos queimam?
       O cartucho possui um circuito que na realidade é uma resistência, e que pode queimar a qualquer momento como se fosse uma lâmpada. 
       Esta resistência pode queimar por desgaste, por oscilação de energia,quando os cartuchos estão com pouca tinta e há uma insistência em realizar a impressão, a sobrecarga também afeta os circuitos queimando-os, ou pelo contato com as mãos. Assim como uma lâmpada a sua durabilidade é estimada, podendo ou não queimar antes ou depois desta previsão. 
       Importante destacar que cada marca de impressora possui as suas características técnicas, por isto uma marca pode durar mais ou menos que a outra.

Como posso conservar melhor meu cartucho?


            Os cartuchos de impressão possuem vários contatos de metal (circuito) onde é feita a ligação elétrica com a impressora. Estes contatos devem estar sempre limpos, principalmente se o cartucho for retirado da impressora, pois o contato com ar oxida-os (se não for utilizar o cartucho, guarde em um recipiente apropriado). Ao manipular os cartuchos, evite ao máximo encostar os dedos no contato metálico, pois a oleosidade e a estática podem prejudicar ou danificar o circuito.Recomendamos a limpeza dos contatos com um tecido absorvente umedecido em água (somente água).
         Para um melhor funcionamento, tenha cuidado na hora de desligar sua impressora.Utilize o botão liga-desliga da impressora e não desligue diretamente da tomada (estabilizador ou no-break), pois este ato pode danificar a cabeça de impressão ou o sistema de posicionamento do cartucho.
          Uma dica muito importante é realizar uma manutenção preventiva em sua impressora a cada 6 meses e também fazer testes de impressão a cada 15 dias ou uma vez por mês.
          Outro ponto que merece atenção é comprar o papel certo para cada impressora.Os papéis utilizados nas impressoras devem seguir os padrões descritos no manual do fabricante, pois as impressoras são sensíveis aos tipos, peso e posição destes papéis. Evite usar papéis com gramaturas superiores ao especificado no manual da impressora, pois seus mecanismos são feitos para suportar um certo esforço no trabalho com o papel. Quando você utiliza papel com alta gramatura , o esforço é maior do que normal, o que diminui a vida útil do sistema de tração, podendo até mesmo danificá-lo.
Muitas vezes as pessoas consideram somente o preço do pacote de folhas e compra o mais barato, mas isto, pode lhe custar a vida útil da impressora.
           E lembre-se: antes de imprimir algum documento, analise antes, se isto é mesmo necessário.O meio ambiente agradece.