Impressoras

Tipos de Impressoras
 
Domesticamente podemos afirmar que existem 3 modelos de impressora: 
Matricial - Utiliza uma fita com tinta igual as máquinas de escrever mecânicas, está em desuso atualmente e seu uso normalmente é mais no comércio para impressão de notas fiscais em muitas vias ou quando se quer uma impressora de excelente robustez e baixo custo. Sua impressão é feita através de mini agulhas que batem na fita de impressão e esta no papel; 
Jato de Tinta - Mais utilizada domesticamente, possui um ótimo custo benefício e rapidez. Seu funcionamento consiste em micro resistências na cabeça de impressão que se aquecem ao ponto de fazer a tinta literalmente explodir de encontro ao papel. A facilidade de fazer a recarga e uso de alimentadores contínuos (bulk-ink) em alguns modelos fazem desta a melhor opção atualmente para clientes domésticos; 
Laser - Como avanço da tecnologia e o barateamento da Laser aos poucos ela está substituindo as impressoras Jato de Tinta, seu princípio de funcionamento é a fusão por calor do Toner no papel. Apesar de possuir um bom custo por impressão, seu cartucho é um dos mais caros e recarga feita somente por pessoas qualificadas.


Impressoras Bulk


Sistema contínuo de tintas

Um sistema contínuo de tintas, também conhecido pelos nomes bulk ink, bulk inkjet, kit bulk ou simplesmente bulk (com a palavra bulk significando, em inglês, "em grande quantidade") é um sistema para a substituição dos cartuchos de impressoras jato de tinta. Em relação aos cartuchos convencionais um sistema contínuo de tintas usa reservatórios maiores (contendo cerca de 100mL de cada cor) e se conecta às cabeças de impressão através de mangueiras. Os reservatórios podem ser enchidos a partir de pequenas garrafas com tinta, sem a necessidade de seringas.
Exitem sistemas simplificados e mais baratos que não possuem os reservatórios ligados aos cartuchos através de mangueiras. Estes sistemas são constituidos basicamente dos cartuchos recarregáveis que periodicamente precisam ser recarregados manualmente com auxílio de seringas.

Vantagens

  • O custo de tinta por página pode ser até 95% menor do que o de cartuchos originais, pois o usuário não paga por partes descartáveis como o plástico do cartucho.
  • Possibilidade de utilização de tintas com características diferentes das originais (maior resistência a água e ao sol, formulação específica para tecidos, dentre outras).
  • Diminuição na produção de resíduos. A adoção dos sistemas de bulk evita o lançamento de cartuchos e embalagens no meio-ambiente. Para quem imprime em grande quantidade, as tintas são compradas em litros ou galões com vários litros, que correspondem a centenas de cartuchos caso fossem compradas da forma convencional.
  • Uniformidade na impressão. O sistema de bulk, por usar tintas compradas em grande quantidade de um mesmo fornecedor, imprime com a mesma qualidade milhares de cópias. Essa é uma grande vantagem, especialmente se comparada a cartuchos reciclados ou similares.

Desvantagens

  • Alguns sistemas podem ser difíceis de instalar e podem exigir que o usuário desmonte algumas partes da impressora
  • Possibilidade de vazamento devido a mangueiras quebradas ou danos aos reservatórios.
  • Possibilidade de entupimento das cabeças da impressora caso o usuário decida utilizar tintas não formuladas para o modelo de impressora utilizado.
  • O uso de bulk fere o interesse comercial dos fabricantes de impressoras, que normalmente são também fornecedores de cartuchos. Por isso, ao decidir adotar o sistema de bulk, o usuário deve abdicar dos direitos de garantia sobre a impressora. Mesmo assim, é vantajoso para o usuário, especialmente se imprime em grande quantidade, pois normalmente dois ou três cartuchos correspondem ao preço da impressora. Isso torna o preço da máquina insignificante na relação custo-benefício.

Sugestões para utilização

  • Procure utilizar modelos de impressoras cujos reservatórios de tinta sejam separados da cabeça de impressão. Isso elimina o risco de vazamento de tinta dentro da impressora.
  • Utilize tintas de boa procedência e qualidade. Tintas de baixa qualidade ou excessivamente baratas podem produzir impressões com grandes variações de cor, podem borrar sem motivo aparente ou podem causar excessivos entupimentos.
  • Nunca utilize a impressora sem qualquer uma das cores. Essa utilização pode causar danos permanentes à cabeça de impressão.
  • Procure utilizar a impressora no mínimo uma vez por semana. Se necessário, imprima qualquer imagem apenas para exercitá-la. A falta de uso pode causar entupimentos na cabeça de impressão, mesmo quando são utilizados cartuchos originais.